sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A MORTE DE VIRGILIO TEIXEIRA


Morreu o actor Virgílio Teixeira

Faleceu o actor madeirense Virgílio Teixeira, com 93 anos de idade, após vários meses de internamento no Hospital João de Almada.
O anúncio foi feito esta segunda-feira por fonte familiar, apesar de a morte ter ocorrido na noite de domingo (dia 5 de Dezembro). O mais internacional dos actores madeirenses, Virgílio Teixeira iniciou a carreira em 1943 com a participação em "Ave de Arribação", em Portugal, e "Magdalena Cero en Conducta", em Espanha.
Participou em 92 produções, 150 programas de televisão e duas peças de teatro nestes dois países e nos Estados Unidos. Contracenou, por exemplo, com Amália Rodrigues em "O Fado - História de uma Cantadeira", filme de Perdigão Queiroga (1947) e, com Yul Brynner, em "O Regresso dos Sete Magníficos" (1966).
"Dizem que santos da casa não fazem milagres, mas às vezes até fazem", disse sobre o seu palmarés. E acrescentou: "Se alguém conseguir fazer melhor nas mesmas circunstâncias, dou-lhe os meus parabéns, pois só eu e Deus sabemos quanto custou". Além de actor, Virgílio Teixeira foi nomeado coordenador do Centro do Emigrante na Madeira, em 1977, delegado da Sociedade Portuguesa de Autores no Funchal, em 1982, e eleito pelo PSD vereador para o pelouro da cultura na câmara do Funchal, no mandato 1980-83.
Tolentino de Nóbrega (in PÚBLICO, 6/12/2010) 

Sem comentários:

Enviar um comentário